Cumprindo determinação do Prefeito Vagner Sales, o Centro de Zoonoses de Cruzeiro do Sul, intensificou a apreensão de cachorros que vivem soltos nas ruas da cidade. A operação de captura dos animais começou no último dia 23 e neste período mais de sessenta cachorros foram apreendidos e conduzidos para o centro, onde recebem tratamento e fica internada a espera que seja resgatada por seus donos, ou pessoas interessadas em adoção.
A intenção de diminuir a presença de animais nas ruas e evitar danos à coletividade, pois muitos dos acidentes de trânsito, especialmente envolvendo motocicletas, estão relacionados à presença frequente e continua de cachorros nas vias públicas da cidade.
Segundo a direção do centro, muitos animais chegam desnutridos, maltratados e debilitados. Alguns deles vítimas de acidente. Lá recebem medicação, são imunizados e tratados e depois machos e fêmeas são castrados antes de ser colocada a disposição para a adoção, ou serem devolvidos a seus donos. Caso isso não aconteça dentro do prazo de um prazo limite, estes animais são devolvidos as ruas próximas aos locais onde foram capturados.
A direção esclarece que qualquer pessoa da sociedade pode adotar um dos animais que estão no centro. Os interessados podem procurar o local e escolher o animal de sua preferência.
Os animais adotados saem do local com carteira de vacinação atualizada.
Tribuna do Juruá – Adelcimar Carvalho