A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Cruzeiro do Sul, em parceria com a Colônia de Pescadores iniciou nesta quarta-feira (19) o registro de embarcações de pequeno, médio e grande porte de ribeirinhos e pescadores do município. Até o fim da tarde mais de 100 pessoas já haviam procurado o serviço.
O registro será realizado até sexta-feira (21). É necessário que os pescadores levem consigo todos os documentos pessoais. O serviço que antes era cobrado, agora será oferecido de forma gratuita para a classe.
“Isso é muito bom, pois agora eu sei que posso navegar tranquilo. Com meu barco registrado a situação é diferente, pois sei que vou estar legalizado. Isso é muito bom, ainda mais que está sendo feito de forma gratuita”, disse o ribeirinho Sebastião Magno Menezes.
Segundo o presidente da Colônia de Pescadores, Elenildo Nascimento, o registro além de legalizar as embarcações, vai ainda oferecer um seguro, caso acidentes fluviais venham a acontecer com os navegantes.
“ Essa é uma forma de oferecer também uma segurança maior para esses ribeirinhos e pescadores. Caso um acidente venha a acontecer, os envolvidos serão assegurados, o que não acontece com as embarcações que não são registradas”, explicou o presidente da colônia.
O registro está sendo realizado no prédio da Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery