Desde o início deste mês, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) declarou aberta a segunda etapa de vacinação do rebanho bovino do Acre. A meta é atingir no mínimo 90% de cobertura vacinal.
Nesta segunda etapa da campanha, os criadores têm até o dia, 30 de novembro, para vacinar os animais, e até 15 de dezembro para declarar junto ao Idaf. Caso a vacinação não ocorra, as penas podem variar desde a advertência até multas.
No vale do Juruá só na primeira etapa da campanha, cerca de 90 mil cabeças de gado foram vacinadas. A maior preocupação do Idaf se concentra nos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, onde a cobertura vacinal foi abaixo do esperado.
Em Cruzeiro do Sul a cobertura vacinal tem melhorada a cada campanha, principalmente pelo apoio da Prefeitura que distribui gratuitamente as doses da vacina aos pequenos criadores. O produtor que tem até 30 cabeças de gado deve se dirigir a Secretaria Municipal de Agricultura pegar uma requisição e retirar as vacinas nas lojas agropecuárias autorizadas. Desde o início de 2009 quando o município teve essa iniciativa, mas de 75 mil doses já foram doadas.
www.tribunadojurua.com – Informações de Dayana Maia