Não basta apenas a estratégia da polícia, que deve trabalhar de forma integrada e com reforço de efetivo, a idéia é que a população seja mais prudente quanto à prevenção.
Fazer compras com a família se torna comum nesta época do ano, o que chama ainda mais a atenção de bandidos, pelo grande volume de dinheiro circulando nos centros comerciais. Pensando em minimizar roubos e furtos, a polícia militar realizará a operação Papai Noel, que contará com quase 100 homens nas ruas mantendo a segurança da população e também de empresários.
De acordo com os comerciantes, a ação policial durante esta época do ano é fundamental e deve ser intensa, já que o número de ocorrência policias aumenta. Para os comerciantes Gilberto Silva, em no final do ano aumenta o número de furtos e roubos tanto pelas principais avenidas como até mesmo dentro das lojas.
“Muitos vem até disfarçados de clientes e se aproveitam da situação para levar objetos, já que no interior da loja estão muitas pessoas e não há como observar de modo individual. Com isso, temos que colocar segurança na loja para preservar os clientes e até nos mesmo da ação dos marginais”, disse.
A operação Papai Noel todos os anos é desenvolvida e segundo a população a iniciativa traz a sensação de tranqüilidade. De acordo com o aposentado José dos Santos, é imprescindível a presença da polícia no centro comercial durante as festas de fim de ano. “Somos presas fáceis durante o natal. A polícia nas ruas inibe a ação dos bandidos e impede que mais ocorrências policiais aconteçam”.
Mas, na opinião do delegado de polícia, Elton Futigami, também é necessário mais atenção. Segundo ele, a saída de bancos, uso de bolsas, falar ao telefone e a circulação pelo centro com uma grande quantidade de dinheiro, dentre outras ações, chamam a atenção, por isso a cautela é fundamental para a prevenção.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia