Encenação, música, dança e imagem fizeram parte da apresentação da peça teatral “A Linha Mágica”, apresentada nesta terça-feira ( 18) no Teatro dos Náuas em Cruzeiro do Sul (AC) pela Companhia de Teatro Fabulosa. Mais de 1000 crianças e adultos assistiram e se surpreenderam com a apresentação realizada pela manhã e à tarde pelo elenco teatral vindo de São Paulo (SP).
“Essa peça foi muito interessante. É um prazer receber espetáculo desse nível aqui em Cruzeiro do Sul. A gente vê que teve uma interação das artes dentro do mesmo espetáculo, e todo o público se identifica, desde as crianças até os adultos. Nós percebemos o teatro lotado e com todos atentos. Foi um grande prazer assistir”, expressou Maria José, que fez parte do público presente.
A Linha Mágica conta a história de Pedro, um menino ansioso e inquieto, que deseja que seus dias sejam sempre diferentes, com o sonho de viver apenas os momentos bons da vida. Ele sempre faz alguma coisa já imaginando a próxima. Certo dia enquanto soltava pipa, Pedro se surpreende com uma mulher misteriosa, que lhe presenteia com um novelo mágico, capaz de passar o tempo, transformando horas em segundos.
Sempre que o menino se depara com qualquer dificuldade ele pula etapas da vida utilizando a “linha mágica”, aproveitando dessa forma apenas os bons momentos, mas aos poucos Pedro entende que crescer não é mais fácil do que ser criança, tanto quanto ser criança não é mais fácil do que ser adulto, e percebe que cada instante da vida deve ser aproveitado, que o tempo deve ser vivido dia-a-dia, mas quando percebe já é tarde demais, a ponto de não ter aproveitado quase nada da sua vida, mas ele recebe uma nova oportunidade de refazer o novelo de linha.
“A mensagem é que possamos repensar a forma como vivemos o dia-a-dia.Pois muitas vezes a gente quer que as coisas passem rápido. A peça traz através de um exemplo bem radical do Pedro. Ficamos muito felizes em está aqui, foi uma alegria incrível, com um público caloroso”, relatou o ator Thomas Huszar, que protagonizou o personagem Pedro.
Durante o decorrer da história Pedro passa pelas etapas de criança, adulto e idoso. Ele quando criança pula as etapas da escola, na fase adulta pula as responsabilidades da vida em família, e somente quando envelhece se depara que a vida passou rápido demais, aponto de não ter conseguido aproveitar os melhores momentos como deveria. O elenco é composto pelos artistas André Vac (o músico), Beatriz Mentone (Lisa) e Thomas Huszar (Pedro) e dirigido por Eric Nowinski com texto de Sean Taylor.
A Linha Mágica é uma lenda francesa que fala sobre a relação do homem com o tempo. Para o diretor Eric Nowinski essa é uma história para ser contada para todos, não importando a idade, pois se trata de um tema universal e intrigante. Toda a história foi passada através da interação com a linguagem musical, visual e a utilização de recursos tecnológicos. Nowinski decidiu compor uma narrativa dramática, visual (através da utilização de animações e cenários virtuais) e musical.
“Apesar de ser um espetáculo para criança, todo mundo se envolve e curte bastante, as crianças, os jovens, os adultos e os idosos. A fonte dessa história é uma lenda da tradição oral, e como todo história que se conta, para quem se conta, é desejável aceitar a interferência de alguma forma, por isso abrimos algumas janelas de alguma forma para que o público possa participar, tanto que no inicio as crianças querem que o Pedro puxe a linhas, e depois eles não querem mais isso”, falou o diretor Eric Nowinski.
A Fabulosa Companhia foi Fundada em 2010 por Simone Grande e Eric Nowinski, a Companhia é um grupo de teatro que propõe gerar projetos envolvendo teatro e narração de histórias. Já a peça estreou em 2012 em São Paulo. Sucesso de público e crítica, o espetáculo já recebeu os prêmios APCA e FEMSA.
O projeto é patrocinado pela Petrobras, Lei de Incentivo a Cultura, Cooperativa Paulista de Teatro e pelo Ministério da Cultura.
Veja mais Fotos:
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery