A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social auxilia na execução de atividades preventivas e fiscalizatórias. Para 2014, o CPI tem como meta combater novos casos registrados e desenvolver de forma preventiva palestras educativas de conscientização com os idosos.
A situação exploratória vivida por muitos aposentados e pensionistas em Cruzeiro do Sul tem sido duramente combatida pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que tem como meta para este ano, a repressão a possíveis casos de exploração financeira.
De acordo com a instituição, dezenas de idosos estariam sendo subjugados à condições humilhantes e tendo seus direitos violados. Além de não poderem usufruir dos seus vencimentos, ainda estão sendo prejudicados juridicamente com os nomes inscritos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em virtude do acúmulo de compras no comércio em seus nomes, como também o crescente número de empréstimos a eles concedidos, sendo que, na maioria das vezes, não chegam a ver nem mesmo a “cor do dinheiro”.
Os maiores “usurpadores” partem da própria família, que aproveitando-se da fragilidade física e psicológica das vítimas, conseguem apropriar-se do benefício de modo indevido. Mas, a atuação do conselho fiscalizador tornou-se notória nos últimos quatro anos. Uma parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul possibilitou que o trabalho ganhasse mais amplitude e chegasse a locais e situações até então desconhecidas.
“Antes o Conselho tinha dificuldades para colocar em prática ações fundamentais para assegurar os direitos dos maiores de 60 anos. Agora vivemos um novo tempo, pois temos total apoio da prefeitura, que nos auxilia desde acompanhamento psicológico até realizações de campanhas conscientizadoras na sociedade”, finalizou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria das Vitórias.
Assessoria de Comunicação Social de Cruzeiro do Sul