O Conselho Municipal de Segurança Pública de Cruzeiro do Sul (AC) realizou na manhã desta quarta-feira (30) um Fórum sobre Segurança Pública , envolvendo como principal problemática o tema: Roubos e Furtos. O encontro aconteceu no auditório da Escola de Ensino Médio Craveiro Costa.
Participaram do encontro estudantes, comunidade, líderes comunitários, delegados, representantes do 61 bis, bombeiros, policia militar, representantes da câmara municipal de vereadores, a prefeita em exercício Rocilda Sales, o representante do governo do estado, Itamar de Sá e o juiz da 2ª Vara Cível Vagner Alcântara.
Durante o encontro foi aberta a oportunidade para a comunidade se pronunciar e apresentar os principais problemas vividos na área da segurança pública. Pessoas que passaram por problemas relacionados a furtos e roubos realizaram seus relatos.
“Nesta semana me senti lesada, após ter minha loja arrombada por ladrões, tive um prejuízo de mais de R$50 mil reais. Duas pessoas foram presas e logo em seguida soltas, infelizmente é assim que funciona”, falou a vítima Nilma Teles, proprietária de uma loja de telefonia que foi invadida por ladrões.
O gestor da Escola Craveiro Costa, Flávio Rosas, contou que a instituição de ensino enfrenta uma grande dificuldade em relação à segurança. Por ser situada em uma área de periferia, muitas vezes pessoas chegam a invadir o local para se refugiar, e outras em busca de agredir pessoas dentro da escola. No último mês lâmpadas e refletores foram levados da quadra da escola.
“Nós temos uma escola aqui em Cruzeiro do Sul que pode ser considerada uma das maiores em área de metro quadrado, e temos muitos problemas de invasão da comunidade na escola, já tiveram diversos roubos depois que eu entrei. Os nossos alunos também são constantemente assaltados. Nós tínhamos seguranças armados e essa segurança foi tirada pelo estado. Só temos durante a noite, queremos que volte também durante o dia e a tarde”, relatou o diretor.
Para o presidente do Conselho de Segurança Pública, o momento é de discutir estratégias afim de minimizar os problemas encontrados atualmente.
“ Um dos problemas que tem sido motivo de muitos comentários , inclusive na mídia local são os arrombamentos e roubos que estão acontecendo em Cruzeiro do Sul. O Fórum foi criado para dar visibilidade às instituições de controle de segurança pública, das questões envolvendo a segurança. Estamos promovendo esse debate para trazer ao conhecimento sobre esses problemas, para encaminharmos soluções que venham a ser favoráveis em relação ao índice de violência de Cruzeiro do Sul”, disse o presidente do conselho Ildison Costa.
Uma das medidas que pode ser tomada é a que está acontecendo hoje com a sociedade para discutir os problemas de segurança. Isso não é algo inerente somente à policia, mas à toda comunidade. A comunidade é quem sabe as pessoas que praticam os crimes ali na região, é a comunidade que sofre e pode contribuir para que esses crimes sejam solucionados. É importante que a comunidade ajude também a justiça quando servem como testemunhas”, relatou o Juiz da 2ª Vara Cível Vagner Alcântara.
Tribuna do Juruá