A UTC Engenharia, empresa responsável pela construção do terminal de abastecimento da Petrobrás distribuidora, vem utilizando irregularmente a Balsa Capitão Deodato, que foi desativada pelo Governo do Estado sob o argumento de que sua utilização onerava os cofres públicos.
A balsa construída pelo então Governador Orlei Cameli, para fazer a travessia dos transeuntes no porto de Rodrigues Alves, foi substituída por uma de uma empresa particular, que vem sendo alugada.
Enquanto isso a balsa Deodato que está sob a responsabilidade do DERACRE é cedida a uma grande construtora que executa obra na cidade, transportando ferro para a obra e retirando balseiro do local. Quatro funcionários do órgão estadual também prestam serviço a UTC operando a embarcação.
Informações dão conta de que há a aproximadamente três meses a Balsa Deodato é utilizada pela UTC em seu canteiro de obras.
A reportagem da Tribuna do Juruá procurou o canteiro de obras da empresa para saber das condições em que o patrimônio público tinha sido cedido. No local fomos encaminhados para falar com o tecnólogo Francisco Machado, que disse desconhecer o uso da embarcação, sugerindo que nossa reportagem procurasse o gestor administrativo da obra que está ausente da cidade, mas que deve retornar nos próximos dias.
Também foi feito contato com o Coordenador do DERACRE no Juruá Josinaldo Batista, que justificou que a balsa teria sido emprestada apenas para auxiliar os bombeiros na retirada do balseiro.
Tribuna do Juruá – Adelcimar Carvalho