O reajuste domiciliar de 11,6% trouxe insatisfação à população cruzeirense.
A conta de luz ficou mais cara para os consumidores atendidos pela Eletrobrás. Desde que houve o aumento na tarifa, a população do Vale do Juruá está encontrando dificuldades para pagar as contas vencimentos em dia.
O autônomo Delcimar Ferreira começou o ano devendo mais. Com o talão de energia em mãos buscou explicações para o aumento na agência da Eletrobrás em Cruzeiro do Sul.
“Não tenho renda fixa e sustento sozinho minha família. Como vou dar contas de todos os pagamentos e ainda dos aumentos que não pararam de acontecer? Alguma coisa tem que ser feito, porque no final só quem perde somos nós, disse muito insatisfeito.
O reajuste de 11,6% na tarifa de energia elétrica domiciliar pela Aneel, de acordo com José Melo foi reflexo da variação no índice previsto no contrato de concessão, o aumento do custo de encargos no setor elétrico e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia.
Segundo Melo, o aumento poderia ter sido maior. “De julho a dezembro a Aneel faz uma análise minuciosa do consumo, e calculou aumento de 39,6% para a região norte. Mas, através de lideranças políticas, uma ação judicial foi impetrada e resultou no abatimento do percentual”, finalizou.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia