Os estudantes terão que construir uma produção textual com base no slogan “Abusar e explorar sexualmente crianças e adolescente dá pena”
A iniciativa faz parte das atividades alusivas à Campanha Nacional de Combate ao abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes. Haverá cerimônia para anúncio dos vencedores, com entrega de premiações para os primeiros colocados.
Podem concorrer, alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e ensino médio. As redações devem ser entregues aos coordenadores de ensino das instituições, que encaminharão até o dia 11 para as coordenações municipal e estadual de educação.
“Nossa intenção é fazer um alerta envolvendo a comunidade escolar acerca deste problema social, uma vez que a criança ou adolescente que é abusada fica com trauma para o resto da vida. Por isso é importante este chamamento da sociedade”, disse Leônidas Fontes, coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
De acordo com Fontes, na Delegacia do menor de Cruzeiro do Sul, neste ano já foram instaurados inquéritos de 11 casos envolvendo abuso sexual contra crianças. No ano passado, o número chegou a 27, que comparado ao ano anterior, 2010, apresentou queda de 30%.
Os principais tipos de violências sofridas por crianças e adolescentes são: a Física – onde ocorrem atos violentos com o uso da força física de forma intencional (não acidental) provocada por pais, responsáveis, familiares ou pessoas próximas e a Sexual – em que toda a ação que envolve ou não o contato físico, não apresentando necessariamente sinal corporal visível. Pode ocorrer a estimulação sexual sob a forma de práticas eróticas e sexuais.
No dia 18 de Maio, será comemorado em todo o país, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil. A Campanha em 2012 traz como principal alerta a necessidade de uma maior conscientização da sociedade em prol da defesa de crianças e jovens vitimados.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia