A comissão organizadora da prefeitura se reuniu nesta manhã, 26, para acertar os últimos detalhes junto às representações públicas que compõe a comissão organizadora do Carnaval Popular de Cruzeiro do Sul. Pelo sexto ano consecutivo, o município vai oferecer ao folião quatro noites de muita festa. A expectativa é que Cruzeiro do Sul recebe um número maior de visitantes, devido o cancelamento do Carnaval na capital do Estado.
Durante a reunião, que envolveu representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Furepol, Juizado da Infância, Conselho Tutelar e 1ª CIRETRAN, além dos chefes de departamento do executivo municipal ficou decidido que durante os dias do carnaval, do dia 1º ao dia 4 de março, a folia começará todas as noites a partir das 21 horas e se estenderá até às 3 da manhã. Sendo que no domingo, 02 e na terça-feira, 04 acontecerão as tradicionais matines para a criançada, das 17 horas às 08h30min.
ATUAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO AO MENOR
A juíza Admaura Souza da Cruz, titular da Vara da Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul, baixou a portaria nº 02/2014, proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas a menores de idade e regulamenta a entrada e a permanência de crianças e adolescentes em locais públicos e privados em que serão realizados eventos carnavalescos.
Agentes de proteção do juizado da infância e Conselho Tutelar deverão seguir portaria, que determina que nos bailes e festividades de carnaval, fica proibida a permanência de menores de 14 anos, a partir das 24 horas, mesmo acompanhadas dos pais ou responsáveis. Para permanência, o adolescente com idade a partir de 14 e menores de 18, deverão está acompanhados dos responsáveis, que devem portar documento de comprovação do menor.
Estratégia de Segurança Pública
Além de toda a estrutura montada em pareceria com a Prefeitura, um efetivo de 60 policias militares farão a segurança durante as noites de carnaval, de acordo com o tenente coronel da PM em Cruzeiro do Sul, comandante Alves. “Foi estabelecido os horários, que deverão ser seguidos com rigor. Neste ano vamos fazer um controle ainda maior. A venda de bebida alcóolica em garrafa está proibida e a partir das 3 horas da manhã, com o término da festa, a estrutura será retirada do local, assim como a dispersão da população, uma vez que trata-se de uma via pública.
Para o secretário de Cultura, Turismo e Desporto, Neto Vitalino, neste ano, a festa será ainda melhor e um grande número de pessoas deverão se deslocam à Cruzeiro do Sul, devido o cancelamento do carnaval na capital do estado, dado a cheia dos rios Acre e Madeira, em Rondônia (RO).
“Tudo foi montado para proporcionar total segurança aos participantes, que deverão ser não apenas do município, mas também de cidades vizinhas, incluindo a capital, que infelizmente por conta das alagações decidiu não realizar a festividade. Em Cruzeiro do Sul, a festa será neste ano diferenciada, começando pelo local e estrutura usada. Um trio elétrico vai animar pela primeira vez os foliões, que vão se concentrar na Avenida Coronel Mâncio Lima. No local, o Departamento de Serviços Públicos da Prefeitura já fez todos os reparos necessários, incluindo limpeza da área, substituição de lâmpadas queimadas e instalação de refletores,”, finalizou Vitalino.
Assessoria de Comunicação