A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) e é inteiramente voltado para novos gestores municipais, secretários e demais servidores que atuam nas áreas: administrativa, licitações, planejamento e finanças. O objetivo é de tratar das obrigações comuns aos gestores municipais e das rotinas relativas ao encerramento de mandato.
O evento foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 07, no auditório do Hotel Swamy e se entende por dois dias, até terça-feira, 18. Participaram do encontro, prefeitos, vereadores, e demais gestores e gestoras dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul.
A Conselheira Presidenta do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Naluh Maria Lima Gouveia, frisou a importância desse tipo de capacitação para os gestores.
“Ao longo desses 27 anos de existência, o Tribunal de Contas vem desempenhando um importante papel na sociedade, não só como órgão administrador do dinheiro público, mas criando ações e orientações para que esse dinheiro seja usado corretamente. O Seminário de Início de Mandato foi desenvolvido para que os novos gestores e gestoras tenham a consciência de que a prefeitura, a câmara municipal ou uma secretaria, por exemplo, não é um bem pessoal, não o pertence, não é dele, é do povo, e precisa ser gerido com muita cautela e responsabilidade”, frisa.
Naluh ressaltou que atualmente 20% dos prefeitos acreanos estão presos, na cadeia, sendo que um, cumpre prisão domiciliar por não conseguirem comprovar seus gatos. “A gente costuma dizer que as chaves das prefeituras são as mesmas da cadeia”, finalizou.
Tribuna do Juruá