A Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro do Sul está preocupada com o crescente aumento do número de casos de Dengue registrados na cidade. Mais de 520 casos já foram confirmados nos últimos meses. A situação é mais preocupante nos bairros Telegrafo Várzea, Cruzeirão, São José e COHAB, que são os de maior incidência de notificações.
Segundo a Coordenadora Milena Lopes, todos os esforços estão sendo feito pelas autoridades locais, mas é necessário um envolvimento maior da população. Ela defende uma ampliação das ações de educação em saúde, para buscar conscientizar a população do risco que a doença representa para a sociedade.
A coordenadora disse que todo o esforço tem sido feito, mas ressaltou que é necessário que as pessoas também continuem atentas quanto à presença do mosquito transmissor em suas casas e que as orientações dos Agentes de Vigilância em saúde, sejam seguidas para que focos sejam eliminados e o mosquito não se prolifere na cidade.
Ela disse que diariamente uma equipe de mais de 70 pessoas estão envolvidas nas ações visando o controle da situação e que diariamente os dados são informados ao Ministério da Saúde, que ainda não considera que a cidade viva uma epidemia da doença.
Tribuna do Juruá – Adelcimar Carvalho