Ações preventivas são realizas nesta sexta-feira(26)
O Dia Mundial de Combate à Hepatite é realizado no dia 28 de julho, mas em Cruzeiro do Sul(AC) a coordenação do programa de hepatites virais decidiu promover o evento de prevenção nesta sexta-feira(26). Durante toda a manhã a Secretaria Municipal de Saúde realizou atendimentos na Praça do Centro Cultural.
Durante o evento a foi facilitado o acesso da população à vacina contra hepatite B, e aos testes rápidos. Além dos testes de hepatite B e C, síflis e HIV, ainda foram levadas informações à população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento. A senhora Albélia Oliveira sabe a importância da prevenção, e por isso procurou nesta sexta o serviço de saúde.
“ Seria muito bom se todas as pessoas tivessem o interesse de fazer o exame. É preciso saber se temos o vírus da hepatite, e isso só é possível fazendo o exame. Existem muitas formas de transmissão, então precisamos saber se não temos a doença para não transmitir para outras pessoas”, falou.
O teste rápido é feito através da coleta de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem e o resultado sai em apenas 20 minutos. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é realizado outro teste laboratorial para confirmação. Já o teste de triagem de sífilis dá o resultado em até 15 minutos. Os casos positivos são acompanhados por uma equipe da secretaria municipal de saúde.
“A equipe da Secretaria de Saúde é composta por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, aptos a oferecer orientações pré e pós-teste. Para fazer o teste rápido de HIV ou hepatite B não é necessário estar em jejum”, relatou a coordenadora municipal do programa de hepatites virais, Rafaela Oliveira.
Com base no atendimento realizado nos anos anteriores, a Secretaria estima atender média de 1500 pessoas, com a realização dos testes.
Hepatites
A hepatite é a inflamação do fígado, sendo um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças auto-imunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery