Com a presença do presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (SPAT), Raimundo Costa, um grupo de servidores fez uma manifestação nas dependências da Maternidade de Cruzeiro do Sul. Eles estão revoltados com a direção geral da unidade, que destituiu a diretoria de enfermagem e a nomeou outra sem o processo de eleição. Em repúdio à exoneração, os manifestantes marcaram para dia 3 de outubro uma manifestação. A eleição de chefia de enfermagem é uma das maiores conquistas da classe.
“Foi uma reunião excelente com os servidores de enfermagem na maternidade de Cruzeiro do Sul. Estamos unidos somos e fortes. ”Iremos fazer grande manifesto em frente à maternidade com faixas e camisas pretas em repúdio a essa atitude”, declarou o líder o sindical, dizendo que vai pedir o relatório da Comissão de Saúde do Assembléia Legislativa dói Acre (Aleac), que foi está investigando uma série de desmandos e ingerências na unidade.
Ele também visitou o Hospital do Juruá, onde grupo de profissionais em saúde (técnicos, auxiliares e enfermeiros) estaria sendo explorado. O STPAT denunciou o caso no Ministério Público do Trabalho (MPT). Os procuradores da República devem vir a Cruzeiro do Sul. Costa é “radicalmente” contra a terceirização dos serviços em saúde. Os funcionários estariam trabalhando até 48 horas semanais, ganhando apenas R$ 720.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal