Movimento busca chamar atenção da sociedade para os direitos das pessoas portadoras da Síndrome de Dawn.
Na manhã desta terça-feria (21), foi realizado, na Avenida Coronel Mâncio Lima, em Cruzeiro do Sul (AC), um movimento destinado a lembrar do dia mundial dos portadores da Síndrome de Down. O evento foi organizado pelo Detran do Acre com o apoio de várias instituições públicas e privadas, inclusive a imprensa.
Para o coordenador geral do Detran no Acre, Pedro Luiz Longo, a autarquia tem acima de tudo a missão de educar e conscientizar a sociedade em geral, incentivando o respeito aos mais vulneráveis, o respeito às vagas especiais das pessoas que portam algum tipo de deficiência e, principalmente, a tudo aquilo que tem a ver com a civilização e cidadania no trânsito.
Lucinez Araújo, participante do evento e mãe de Fernando José, de 8 anos, portador da síndrome, afirma que seu filho é uma pessoa normal “Ele é uma pessoa normal. Às vezes até esqueço que ele tem Síndrome de Down. Ele sabe se cuidar, sabe comprar, a família fez de tudo pra ele ser uma pessoa independente. Sempre que viajo, levo ele e faço questão de mostrá-lo antes que o olhem com um olhar preconceituoso”.
Segundo Karen Carvalho, uma das fundadoras da APAE de Cruzeiro do Sul, o movimento celebrou o movimento Down e a associação há vinte anos atua para sensibilizar a sociedade cruzeirense na questão dos direitos da pessoa portadora da deficiência. Ela afirmou ainda que ainda é uma realidade do Brasil violar o direito das pessoas consideradas especiais. Durante a realização do movimento, atividades como música, confecção de cartazes e mensagem pessoais foram exibidas no local.
Tribuna do Juruá