De acordo com a coordenadora do Departamento de DSTS-AIDS, Sandra Abensour, a combinação de medicamentos deverá chegar ao município no mês de fevereiro, para o tratamento de cerca de 20 pacientes com HIV.
O departamento municipal é referência no atendimento de pacientes de outros municípios do Vale do Juruá e ainda de pessoas de estados como Rio grande do sul, Manaus e Goiás, que passam a residir na região.
O Ministério da Saúde já enviou a todos os estados, o medicamento 3 em 1 para o tratamento de pacientes com HIV e aids. A previsão é de que a dose tripla combinada, composta pelos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg) comece a chegar aos estados, responsáveis pela distribuição para os municípios, na próxima semana.
O uso do medicamento 3 em 1 está previsto no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids do Ministério da Saúde como tratamento inicial para os pacientes soropositivos. Atualmente, os medicamentos são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consumidos, separadamente.
A dose combinada representa um avanço importante na melhoria do acesso ao tratamento de AIDS, permitindo uma melhor adesão por parte das pessoas que vivem com HIV. Além de ser de fácil ingestão, o novo medicamento tem como grande vantagem a boa tolerância pelo paciente, já que significa a redução dos 3 medicamentos para apenas 1 comprimido.
Tribuna do Juruá