A reunião contou com a presença do consultor nas áreas de recursos hídricos, estudos ambientais e geologia aplicada, o Geólogo André Luiz Bonacin Silva, que fez um breve relato de como será elaborado o trabalho.
Uma reunião coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a participação de instituições de ensino, representantes de municípios da região do Juruá e entidades governamentais e não governamentais marcou o início dos trabalhos com vistas a Elaboração do Caderno de Recursos Hídricos do Juruá, a chamada UGRHs – Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
O encontro que teve caráter estadual debateu as problemáticas e os impactos ambientais observados na Bacia Hidrográfica do Juruá, tendo em vista que essa regional possui uma das bacias de maior importância do estado do Acre, que é o Rio Juruá.
Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente trata-se de um estudo mais detalhado das consequências sofridas pelo rio Juruá, e os demais rios que integram a calha do Juruá, sejam provenientes de investimentos empresariais ou particulares, visando alternativas para prever impactos futuros. Em termos práticos trata-se de trabalhar coletivamente para que as medidas ambientais a serem tomadas na esfera estadual ou municipal possam resultar numa garantia futura da qualidade da água na região.
Segundo o Consultor André Bonacim o trabalho consiste num diagnóstico das bacias que integram a chamada Região do Juruá constituindo-se em fonte de consulta e referência para estudos e conhecimento das potencialidades hídricas da região. Ele destaca a riqueza de mananciais presentes tanto nos nossos rios e igarapés quanto de aquífero o que constitui-se em um fator de muito importância para a comunidade. Bonacin ressaltou a necessidade de que toda essa riqueza hídrica saiba ser preservada com as medidas corretas quem impeçam a contaminação dos nossos mananciais, pelas fontes de poluição que existem.
Dayana Maia – Assessora de Comunicação