Desde o início desta semana o trabalho tem sido intenso por parte do setor de limpeza da Prefeitura de Cruzeiro do Sul para deixar os dois cemitérios da cidade limpos e com um novo visual para o Dia de Finados. Mais de 50 homens providenciam a roçagem do mato, retiram o entulho e fazem a pintura do muro e dos túmulos. Nos últimos dias muitos familiares também foram aos cemitérios para reformar as catatumbas e já aproveitam para fazer orações dedicadas aos falecidos.
A visita aos cemitérios São João Batista e Jardim da Paz, no dia 2 de novembro, reúne multidões em Cruzeiro do Sul. Como forma de lembrar-se daqueles que deixaram esse plano, os familiares levam velas e flores e fazem orações como forma de manter a esperança de que seus entes queridos sejam conduzidos a um lugar sagrado.
A preocupação da prefeitura é proporcionar aos visitantes um ambiente organizado para que possam realizar o ato de fé de forma mais tranquila. Com esse objetivo, em cinco dias de limpeza, segundo o chefe do setor, Sérgio Moura, os servidores do município já retiram mais de 50 toneladas de lixo dos dois cemitérios.
Marcados pelo sentimento de saudade, muitos familiares também se preocupam em cuidar dos túmulos dos parentes. O aposentado Manoel Ramos desde segunda-feira desta semana visita o local onde estão sepultados seu pai, a mãe e três irmãos. Além do material necessário para reformar as sepulturas, seu Manoel leva também uma bíblia para ler alguns versículos e dedica-los aos familiares.
“É uma maneira de a gente dizer o quanto eles fazem falta e ao mesmo tempo de pedir a Deus que mantenha todos em um bom lugar” – acredita Manoel Ramos.
Tribuna do Juruá