O Futebol é um esporte que pode levar muitos benefícios para o corpo e mente. Além disso é uma nova oportunidade principalmente para crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade. As escolinhas de futebol em Cruzeiro do Sul vêm desempenhando esse importante papel social, ajudando jovens e crianças a se tornarem menos vulneráveis à drogadição, alcoolismo e marginalidade.
A Escolinha de Futebol Juventude Ativa é um exemplo desse empenho em colocar crianças e jovens no mundo do esporte. A Escola foi criada pelo esportista José Cláudio Pereira, mas por ter sido eleito membro do Conselho Tutelar da Criança e da Juventude, entregou o cargo de dirigente ao colega Gil de Farias, mesmo assim não deixa de acompanhar os treinos no tempo livre.
“Eu estou na área de esporte desde a minha infância. E em 2008 percebemos que existiam algumas crianças que tinham vontade de serem vinculadas a uma atividade esportiva dentro de uma organização, só que as escolinhas eram pagas, e nós vendo essa necessidade fundamentamos a Escolinha Juventude Ativa”, contou o colaborador José Cláudio ao lembrar da motivação para criação da escola de futebol.
As aulas da escola são realizadas no Ginásio do Aeroporto Velho e No Ginásio da Praça da Juventude, atraindo jogadores de vários bairros da cidade, entre eles: Boca da Alemanha, São José, Formoso, Aeroporto Velho, Cruzeirão, dentre outros. As aulas acontecem três vezes por semana.
Cláudio acredita que a escola continuará revelando craques para atuarem em equipes brasileiras, sendo que no final do ano passado dois jovens da escolinha foram escolhidos por olheiros do Time Havaí para atuarem no grupo. E para participar da escolinha de futebol o principal requisito é está frequentando a escola. Não existe distinção entre homens ou mulheres. Com um time de meninas, a escolinha mostra que tem talento além do comum.
“ Desde pequena que eu jogo futebol, principalmente influenciada pelo meu pai que é esportista. Praticar o esporte é muito importante para saúde tanto física como mental, pois aqui aprendemos a nos livrar do mundo das drogas e das coisas que não são boas para o mundo”, relatou a jogadora Ananda Nascimento.
A relevância do projeto da Escolinha de Futebol se dá pelo fato de permitir que qualquer adolescente, independentemente da sua classe social, grupo étnico ou habilidades específicas, possa participar livremente do projeto, que tem como finalidade ensinar o futebol e utilizá-lo como meio educativo e socilizador, proporcionando benefícios como: agilidade, senso coletivo, criatividade, persistência, superação, solidariedade, noções espaços-temporais, responsabilidade, senso organizacional e através de testes analisar a melhora do preparo físico que o futebol pode proporcionar aos adolescentes. Além de desenvolver a cidadania e a incorporação de um estilo de vida saudável.
O futebol também traz diversos tipos de benefícios Físicos, assim como a Flexibilidade, Coordenação, Mobilidade articular, Velocidade de reação, Agilidade e a Concentração. Sendo ainda um famoso eliminador de ansiedade e estresse, e pode reduzir o risco de varias doenças como as cardíacas, diabetes pressão alta, etc. Favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, imunológico, nervoso, muscular, esquelético, endócrino e o respiratório, ativando as suas funções.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery