Ainda fazendo parte das comemorações dos 107 anos da cidade, escolas cada vez mais criativas fizeram belas apresentações.
O Festival de Fanfarras organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Cruzeiro do Sul aconteceu na noite de sexta-feira (30), no chamado Gamelão da Praça do Centro Cultural. Uma platéia bastante expressiva formada principalmente, por estudantes, pais, servidores e amigos das escolas ficou encantada com as inovações, habilidade musical e as coreografias dos componentes de cada banda.
A primeira a se apresentar foi a Fanfarra Municipal (Famucs), seguida pelas escolas Tancredo de Almeida Neves, Maria Lima, Madre Adelgundes, Craveiro Costa e Flodoardo Cabral. A dedicação de regentes, servidores das escolas e estudantes que integram as fanfarras chega a impressionar. A sincronia de som, ordem unida e coreografias é reflexo de vários meses de ensaios e dedicação dos alunos.
“Eles passam praticamente o ano inteiro treinando para esse momento e também para o desfile do aniversário da cidade e claro, pensando em ganhar o título estadual e até nacional que já foi conquistado duas vezes pela Escola Flodoardo Cabral na categoria individual”, comenta Claudio Rosas, organizador de eventos da Secretaria Municipal de Cultura.
Uma das grandes novidades este ano foi uma homenagem que a Escola Craveiro Costa prestou ao seu ex-regente, Joubert de Sá, e ao integrante da Fanfarra, Alcir Negreiros. Os dois morreram em abril desse ano, num acidente de trânsito. Além de regente, Joubert foi um grande incentivador para a formação da fanfarra da Escola.
Após as lindas apresentações que mostraram porque as fanfarras das escolas da cidade conquistam títulos expressivos, foi entre um troféu de participação a cada uma delas e uma premiação em dinheiro.