O Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta segunda-feira (12), fez com que fiéis caminhassem pelas ruas de Cruzeiro do Sul, para prestar homenagens à santa padroeira do Brasil. Segundo a organização do evento, a programação deu início às 18 horas, com a procissão, que saiu do Centro da cidade, passando pelas ruas Boulevard Thaumaturgo, 25 de agosto, até chegar à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, local da santa missa. Um percurso de ao menos 7 quilômetros.
De acordo com o padre Inácio Sangueze Pacheco, esse é um momento para que os fiéis se arrependam de seus pecados e peçam paz e amor ao próximo. “Essa procissão é tradicional aqui em Cruzeiro do Sul. Todos os anos fazemos e a cada ano mais pessoas participam. Esperamos pelo menos 3 mil fiéis. É um momento de oração e de festejar o dia da nossa padroeira do Brasil”, falou o sacerdote. A Polícia Militar (PM) também estima que ao menos 3 mil pessoas estiveram no evento.
A funcionária pública Nirrad Almeida, de 45 anos, diz que participar da procissão é uma tradição que é passada de pai para filho na família dela. “Nossa família é tradicional aqui em Cruzeiro do Sul. Sempre fomos católicos. Eu sigo a procissão desde pequena, lembro que minha mãe me levava para participar e hoje eu levo meus filhos. É muito importante, tanto para nossa cidade, quanto para o Brasil, porque ela e a nossa padroeira”, disse.
O aposentado Pedro Ribeiro da Silva mora na comunidade onde fica a igreja de Nossa Senhora Aparecida no município. Segundo ele, vale a pena caminhar em procissão e pedir orações todos os anos. “Vim com minha esposa e dois filhos, chamei toda a família, mas nem todos quiseram vir. É bom tirar um dia para pedir bençãos e ter mais fé”, falou.
O bispo da cidade, Dom Moser João Pontelo, reiterou que a data representa muito, não só para a cidade de Cruzeiro do Sul, mas para todo o Brasil. “Hoje [12 de outubro] é o dia em que se comemora a descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ela se tornou um ícone de muita importância, porque as pessoas criaram uma devoção muito grande por ela. Nossa Senhora é também a padroeira do Brasil”, acrescentou.
Por Adelcimar Carvalho – G1