Um grupo de alunos da rede pública está realizando, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma exposição sobre o curso de petróleo e gás. Com maquetes, eles estão mostrando para a população a indústria do petróleo, as plataformas, a logística, o refino, gás natural e aspectos do meio ambiente.
“Os cursos de capacitação profissional em petróleo e gás foi desenvolvido para preparar o aluno para esta carente área de profissionais especializados. Durante o curso, que tem carga horária 90 horas, o aluno vai aprender todos os processos da indústria de petróleo e gás, preparando-se assim para atuar neste setor com segurança e excelência”, disse o instrutor do curso José Augusto Rocha.
Apesar de ter apenas 15 anos, a estudante Maria Jocilane Rosa Nascimento já se prepara para o mercado de trabalho. “Sei que o mundo do trabalho é competitivo. Quem estiver mais preparado vai ocupar as vagas”, disse ela. Já o seu colega José Euno, de 17 anos, tem pressa para conseguir o primeiro emprego. “Já imaginou se for na Petrobras?”, almeja o jovem.
Sendo o mercado que mais emprega,vai gerar milhares de vagas de emprego diretos e indiretos, com salários acima de R$ 1.500 para nível médio. O curso surgiu após várias análises sobre a crescente falta de mão-de-obra capacitada no campo petroquímico. A exploração do petróleo e gás vem aumentando de tal forma que a mão-de-obra especializada existente no mercado não consegue suprir a demanda. O governo, por sua vez, investe mais e mais devido às novas descobertas e ao desenvolvimento do setor, com isso, a demanda de mão-de-obra especializada aumenta, abrindo assim novas vagas no mercado de trabalho.
As recentes descobertas do Pré-Sal, que é a exploração de petróleo e gás natural após a camada de sal no mar, bem como as descobertas de bacias sedimentares como a bacia Parnaíba, a bacia Pará-Maranhão, a bacia do Parecis, a bacia do Solimões e a mais recente, a bacia do Juruá, no Acre.
Ao todo são 11 poços exploratórios da Bacia do Acre, na região do Juruá, irão a leilão em novembro. Em agosto, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) autorizou a realização da 12.ª rodada de licitações de petróleo e de gás natural, com a oferta de 240 blocos exploratórios.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal