Pelo menos dez reeducandos tentaram escapar da Unidade de Recuperação Social Manoel Néri da Sul durante a noite desta segunda-feira (03). A direção do presídio ainda não falou os detalhes da ocorrência, mas informações extraoficiais dão conta de que durante a fuga houve tumulto e disparos de arma de fogo.
O diretor da unidade prisional, Marquiones Santos, confirmou que o grupo de dez presos conseguiu serrar a grade das selas de um pavilhão e chegar ao telhado. No momento em que começaram a pular o muro, foram avistados pela equipe de segurança.
Quatro reeducandos ainda conseguiram entrar em um matagal nos fundos da penitenciária, mas dois foram recapturados momentos após a fuga. Um deles foi atingindo na região do tórax por um disparo efetuado por um agente penitenciário. O ferido foi levado ao Pronto Socorro do Hospital do Juruá e deve ser submetido a uma cirurgia de emergência.
Um forte esquema de segurança foi montado para recapturar os dois presidiários, Francisco Jacir Castro de Almeida e Henrique Costa da Silva, que conseguiram deixar o presídio. As operações de buscas foram realizadas durante toda à noite e se estendem pela manhã. Os nomes dos presidiários envolvidos no esquema de fuga serão divulgados em uma entrevista coletiva marcada para as 11 horas.
Tribuna do Juruá