Mais de 50 poços do Juruá tiveram suas águas analisadas.
A Unidade Móvel de Apoio ao Controle da Água da Funasa encontra-se em Cruzeiro do Sul realizando um trabalho conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal de análise das águas dos poços que abastecem a cidade. Essa é a 1ª vez que a Funasa realiza o diagnóstico na Região do Juruá.
A coleta iniciou na quarta-feira (27). Serão analisadas 30 amostras de água de Cruzeiro do Sul, 10 de Marechal Thaumaturgo e 11 de Mâncio Lima. Os parâmetros básicos da qualidade da água analisados através do Programa Vigiágua são o PH, a cor, a turbidez e o cloro, que fazem parte dos parâmetros físicos, e os cloriformes totais e E.Coli, fazendo parte da avaliação bacteriológica.
“Essa análise é importante para garantir que a água distribuída aqui na região do Juruá seja pura e potável para o consumo. E o objetivo dessa ação é fazer a vigilância da água distribuída. A previsão dos resultados é para próxima semana”, explicou o químico da Funasa, Paulo Espindola da Silva, que realizou o diagnóstico das amostras de água.
O trabalho é realizado em conjunto com a Secretaria de Saúde Municipal, que já costuma colher as amostras, mas era necessário enviar as análises para serem analisadas na capital.
“Com o laboratório móvel nosso trabalho facilita bastante, pois a análise está sendo feita aqui, e o resultado já sai aqui mesmo, não é necessário enviarmos as amostras para os outros municípios, como acontecia antes. Nós já realizávamos esse trabalho, mesmo com as dificuldades, no intuito de oferecer para nossa população água de qualidade”, disse o secretário de saúde em exercício, Ozanir Melo.
A Unidade Móvel de Apoio ao Controle das Águas atua nos municípios que solicitam os serviços do programa. Os resultados das análises realizadas no Juruá serão repassados para as vigilâncias ambientais dos municípios, para que façam a intervenção, caso houver alteração, nos pontos onde aconteceram as coletas.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery