Os professores das universidades vão avaliar uma nova proposta de plano de carreira, que o Ministério do Planejamento deve apresentar na próxima terça-feira (19). Há cerca de um mês a categoria está em greve.
As negociações já começaram. Uma reunião entre a categoria e a secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento ocorreu recentemente, mas ainda não foi suficiente para os profissionais retornaram as atividades.
No Acre, os servidores desde o dia 21, estão com atividades suspensas. Os docentes reivindicam a reestruturação da carreira – prevista no Acordo firmado em 2011 e descumprido pelo governo federal, levando em consideração a pauta da Campanha 2012 dos professores federais, aprovada no 31º Congresso do Sindicato Nacional e já protocolada junto aos órgãos do governo desde fevereiro.
Os professores também querem a valorização e melhoria das condições de trabalho dos docentes nas Universidades e Institutos Federais e atendimento das reivindicações específicas de cada instituição, a partir das pautas de elaboradas localmente.
Vale lembrar que estas são reivindicações históricas da categoria docente e que a reestruturação da carreira vem sendo discutida desde o segundo semestre de 2010, sem registrar avanços efetivos.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia