Desde esta terça-feira (17) a população que procura o Pronto Socorro do Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul encontra uma nova forma de atendimento. A partir de hoje a Política Nacional de Humanização será implantada na unidade, como forma de facilitar o atendimento. O que antes era feito por ordem de chegada agora funcionará por prioridades e emergências.
“Serão distribuídas fichas com cores diferentes, onde cada uma significa uma a prioridade no atendimento. As fichas vermelhas são as mais graves, em seguida serão atendidas as fichas amarelas, com as gravidades menores. Será feito um serviço de triagem para diagnosticar o caso de cada paciente. Existem casos onde a pessoa pode apresentar o mesmo sintoma mas em devido as formas diferentes de manifestações podem receber fichas diferentes, como por exemplo uma criança que vomitou apenas uma vez e outra que está em um quadro de convulsão chegou depois, mas será atendida primeiro pois o caso dela é mais grave”, explicou o médico Drº Ozzi Câmara, diretor clínico do Hospital do Juruá.
Além das fichas vermelhas e amarelas serão também distribuídas as verdes e azuis, que são os casos menos graves, que muitas vezes podem ser atendidos nos postos de saúde. O autônomo Jone Damasceno recebeu a ficha verde para realizar o atendimento de raio -x, ele teve que esperar os casos mais graves serem atendidos com prioridade.
“Eu sou a favor dessa nova forma de atendimento, com as prioridades, mas acho que o atendimento dos médicos e dos outros profissionais que deve melhorar, pois a médica saiu daqui e passou quase uma hora e meia fora e só agora retornou, isso deve ser avaliado. Ser for feito da forma correta o novo sistema vai funcionar, mas deve-se também humanizar a forma de atender desses funcionários.
E é com o objetivo de corrigir esse tipo de distorção que o sistema está sendo implantado no município. O Sistema Nacional Humaniza SUS já funciona em diversos outros estados do Brasil e agora começa a funcionar também em Cruzeiro do Sul.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery