A apreensão aconteceu na ultima terça-feira (25) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio) em parceria com a Policia Militar e Policia Civil. Os caçadores foram abordados quando desciam em embarcações no Rio Juruá, Juruá Mirim e Paraná dos Mouras. Com eles foram encontrados mais de 200 quilos de carne de animais silvestres e 90 jabutis.
Os caçadores capturaram os animais no Parque Nacional da Serra do Divisor, próximo à Fronteira com o Peru. O ICMBio agiu através de denúncia da prática ilegal. Entre as carnes apreendidas estavam das espécies de porco do mato, veado, macaco, anta, tatu, e alguns tipos de aves. Com os caçadores foram ainda apreendidas sete espingardas e munições.
Na mesma Operação ainda foi preso cerca de 60 quilos de pedra, usada para afiar facas. A prática é considerada ilegal por se caracterizar como extração ilegal de minério. 13 pessoas foram flagradas realizando os crimes durante a Operação. Elas serão posteriormente intimadas à comparecerem na Delegacia da Policia Federal para responder pelo crime praticado.
A carne foi incinerada por está imprópria para o consumo, já os jabutis foram devolvidos à floresta, e as pedras foram guardadas no prédio do ICMBio.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery
Fotos : Pelotão Ambiental