O Instituto Federal do Acre (Ifac) marcou, para o dia 16 de dezembro, a data definitiva para a transferência de suas instalações. Depois de concluída a construção da sede própria, localizada na estrada da Fazenda Modelo (ou da Apadeq), a instituição já está instalou o seu imobiliário, a biblioteca e alguns equipamentos de tecnologia. Até que inicie suas atividades no próximo ano, terá que lidar apenas como um problema: a estrada de acesso está em condições precárias para o tráfego de pessoas e veículos.
A proposta de instalação do Ifac foi firmada ainda na administração da ex-prefeita Zila Bezerra. Pelo Termo de Compromisso de Doação, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul ficou responsável pela pavimentação da estrada, instalação de rede elétrica, telefonia e transporte público coletivo. Construída em uma área de 50 hectares, a obra custou R$ oito milhões. Alguns vereadores estão intermediando uma parceria entre o governo estadual e a prefeitura para asfaltar o trecho, que tem um pouco mais um quilômetro.
O complexo de prédios possui 4.300 metros quadrados. As instalações vão receber 1.200 alunos em três turnos. “Temos 10 sala de aulas e nove laboratórios”, informou o diretor-geral da instituição, Cristiano José Ferreira. “Também temos biblioteca, uma quadra poliesportiva e uma praça de alimentação”.
Hoje, o Ifac de Cruzeiro do Sul atende cerca de 700 alunos, matriculados em cursos regulares de níveo médio, superiores e pós-graduações. A instituição integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta de 38 institutos no país, mais de 400 unidades organizadas, oferecendo ensino gratuito do médio ao pós-doutorado. Compõe a estrutura de ações do Ifac: o ensino, a pesquisa e a extensão.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal