Com o início do período considerado verão amazônico, os primeiros focos de calor já foram registrados nos municípios do Juruá. Em Cruzeiro do Sul pelo menos 4 queimadas ocorreram durante a última semana. Para combater o uso do fogo durante esse período o Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC – já se prepara para a realização de operações com o objetivo de orientar a população e para desencadear ações de fiscalização.
Um foco de calor em uma propriedade localizada nas proximidades da Vila São Pedro, que ocorreu na semana passada, foi motivo de preocupação por parte do proprietário e dos órgãos de proteção ambiental. O incêndio ganhou grandes proporções e só foi controlado após um intenso trabalho do Corpo de Bombeiros.
Além desse, outros focos de calor registrados em comunidades rurais de Cruzeiro do Sul levaram os órgãos de defesa do meio ambiente a realizar um planejamento para atuar com o objetivo de evitar as queimadas. De acordo com o gerente do IMAC, Igor Neves, ações de combate ao fogo e de conscientização serão desencadeadas tanto na zona urbana, quanto nas comunidades rurais.
“Vale ressaltar que na área urbana, é proibido qualquer tipo de queimada, e o morador, ao invés de queimar o lixo, deve acondicionar de forma adequada e destinar para a coleta por parte do serviço público. Os produtores rurais podem queimar até um hectare, mas para isso devem comparecer aqui no IMAC para tirar a licença e, quando for fazer a queimar, deve ter o maior cuidado para que o fogo não saia de controle” – orientou Neves.
Tribuna do Juruá – Dejalcimar Rogério