1200 famílias são atendidas atualmente com o projeto
Durante a manhã desta terça-feira (01) aproximadamente 60 produtores rurais, entre representantes de associações e de comunidades, se reuniram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul para discutir sobre as ações de assistência prestadas pelo Incra dentro dos assentamentos, através da Cooperativa Incubadora de Gestão Avançada e Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ciga).
Atualmente 1200 famílias são atendidas com o projeto que visa oferecer estrutura técnica, social e ambiental para que os moradores tenham condições dignas de sobreviver nos assentamentos. Os trabalhos são desenvolvidos por uma equipe formada por engenheiros florestais, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas.
“Para que essa assistência técnica possa está cada vez mais próxima da necessidade do assentado é preciso que nós estejamos constantemente conversando com quem está recebendo esse serviço”, destacou o engenheiro agrônomo Marcio Alécio, coordenador do programa de assistência técnica.
Entre as ações desenvolvidas podem-se destacar as visitas técnicas realizadas diariamente nos lotes dos produtores, cursos de capacitação de acordo com a necessidade dos assentados, elaboração de projetos de crédito, palestras na área social e ambiental e atividades na área de saúde.
Através da reunião os assentados avaliaram os serviços, dando sugestões e críticas, em busca de melhorar as ações já desenvolvidas.
“A falta de acesso à crédito é um dos nossos principais problemas. Não tem como a gente se manter se não financiar, procuramos fazer isso para melhorar a nossa renda”, explicou o produtor do Ramal 5, Enock Gomes.
Em Cruzeiro do Sul o projeto de assistência atende 8 projetos de assentamento.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery