Em relação às duas primeiras semanas do mês de março, o índice de malária apresenta uma redução de 47% agora em abril. De acordo com uma projeção feita pela coordenação do Setor de Endemias, a expectativa é que este mês se encerre com um número de casos bem inferior aos meses anteriores.
Em fevereiro foram registrados 1370 casos da doença em Cruzeiro do Sul. Em março esse número subiu para 1470. O aumento, segundo o coordenador do Setor de Endemias, Hélio Cameli, se deu devido o volume de chuvas na região do Juruá que facilitou a proliferação do mosquito transmissor.
“Com mais chuva a doença aumenta. Mas estamos tomando as providencias, intensificando o trabalho de rotina naquelas áreas onde o numero de casos aumento para controlarmos a situação “- Afirmou Cameli.
A Secretaria de Estado da Saúde prevê uma diminuição considerável do numero de pessoas infectadas até o final deste mês. Até dia 14 de abril foram confirmados 253 casos e, de acordo com a coordenação, a previsão é que o mês se encerre com pouco mais de 700 casos.
As comunidades com o maior índice são: Cruzeirinho e Saboeiro, na zona urbana, e Vila Alagoinha, comunidades para rurais do Projeto de Assentamento Santa Luzia, Vila Santa Luzia do Pentecostes, Igarapé Preto e Canela Fina, área rural do município.
Tribuna do Juruá – Mazinho Rogério