Lideranças indígenas de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Feijó, Igarapé Preto, Thaumaturgo e Tarauacá se reuniram na manhã dessa segunda-feira (02)no prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá (DSEI/Alto Juruá) para reivindicar melhores condições de saúde e a participação na escolha de um novo coordenador para administrar os trabalhos do DSEI.
Durante a reunião que aconteceu no pátio do DSEI os líderes indígenas das diferentes comunidades e aldeias mostraram os principais problemas enfrentados atualmente pelos índios. Segundo o líder indígena Paulo Nukini, é necessário ter um olhar diferenciado para os índios deixando as burocracias de lado.
“As condições de trabalho para as equipes de saúde entrarem em campo é uma grande dificuldade. As dificuldades são desde o medicamento até o combustível para levar o medicamento. O distrito hoje tem isso, mas não é o suficiente para a equipe fazer o trabalho na comunidade. Já o nome de um novo coordenador para mim pode ser indígena ou não indígena, mas precisa apresentar um bom trabalho para que nós saiamos da situação encontrada hoje”, falou.
Após a exoneração da ex-coordenadora Katia Messia, Francisco Melo está assumindo a coordenação provisoriamente pelos próximos 5 dias.
“Na verdade eu conversei com o gerente nacional do programa e ele pediu para que eu ficasse até o dia 5 enquanto ele nomeava um coordenador substituto interinamente, e depois ia ver de forma definitiva. Esse distrito é coisa nova, que foi criado, faz pouco tempo, e está tentando se estruturar. O distrito tem que trabalhar em parceria junto com o estado e município”, explicou.
Tribuna do Juruá