Os índios da etnia katukina estão sendo beneficiados com o programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). A construção de casas nas aldeias é uma política compensatória em função das obras da BR 364, que corta a terra indígena em quase a sua totalidade. Cerca de 130 famílias de seis aldeias diferentes estão sendo beneficiadas.
“O projeto foi iniciado no ano passado e ao longo dessa caminhada tivemos muitos desafios e dificuldades, principalmente na questão do acesso às aldeias, que em boa parte do ano fica restrito por conta das chuvas. Assim, ver o material chegando e as casas começando a serem edificadas é muito gratificante”, declarou o coordenador geral da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Juruá, Luiz Valdenir Nukini.
Ainda segundo ele, nas visitas técnicas para a apresentação do projeto àquele povo, estão sendo realizados trabalhos de resgate da cultura milenar da habitação tradicional. As casas são desenhadas em formato de oca, mas adaptadas ao conforto e a modernidade atual, tudo feito em consenso entre a comunidade e os arquitetos do governo do Estado e Caixa, além de técnicos da Funai.
O PNHR utiliza recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para financiar a aquisição de material para a construção ou conclusão/reforma/ampliação de unidade habitacional em área rural. O programa oferece subsídios para pessoa física, trabalhador rural ou agricultor familiar, índios e extrativistas com renda familiar bruta anual de até R$ 15mil.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal