Pela primeira vez na história foi realizada uma sessão ordinária do legislativo acreano na terra dos Náuas. A sessão realizada no Teatro dos Náuas e que entrou para história teve origem num requerimento da Deputada Antônia Sales (PMDB), que foi acatado pela mesa diretora.
Toda a sessão foi transmitida ao vivo para a região do Juruá, através da Rádio Integração AM e FM. A emissora montou um mine estúdio e fez com que os debates dos parlamentares fossem acompanhados por toda a região.
Dezenove dos vinte e quatro deputados estiveram presentes e além de fazerem uso da tribuna para fazer indicações de interesses dos acreanos, apreciaram ainda 22 projetos que estiveram na pauta de votação.
Dentre os projetos destaca-se um de autoria do poder Executivo, que trata da regulamentação fundiária de áreas públicas, que vai beneficiar os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano, Tarauacá e Jordão.
O Deputado Moisés Diniz (PC do B), conseguiu a aprovação de um projeto, que institui o dia da comunidade peruana no Acre, que passa a ser comemorado dia 28 de julho.
Outro projeto aprovado de autoria do Deputado Denílson Segóvia (PSC) estabelece o dia 16 de abril, como o dia de enfrentamento ao Crack, o projeto de autoria do Deputado Chagas Romão (PMDB), que institui a semana da constituição nas escolas públicas.
A Deputada Antônia Sales (PMDB), justificou a realização da sessão dizendo que a Aleac precisa ir ao encontro da população e trazendo os parlamentares para o interior eles passam a conhecer melhor os problemas e as dificuldades de quem vive no interior.
Em seu pronunciamento, ela reconheceu que muita coisa já foi feita no Estado, mas salientou que ainda existem muitas carências, sendo necessário que a oposição possa chamar a atenção do Governo, para que mais investimentos sejam realizados.
A parlamentar citou como exemplo o acesso à justiça, destacando que existem poucos defensores atuando no interior, o que contribuiu para o aumento da população carcerária. Ela também solicitou a conclusão da ampliação do presídio Manoel Nery, que está em andamento e precisa ser concluído o mais breve possível.
Os trabalhos foram presididos pelo cruzeirense Élson Santiago, que destacou que a sessão deveria ter acontecido em 2011, mas que pequenos entraves impediram sua realização naquele ano.
Para Élson, foi um prazer está presidindo os trabalhos em sua terra natal. Segundo ele, a iniciativa faz parte das comemorações dos 50 anos do legislativo acreano.
“Precisamos trazer um pouco dos nossos trabalhos para o interior, para que o povo possa acompanhar o desempenho do seu deputado”. Destacou ele, que disse ainda que pretende realizar sessões em todos os municípios do Estado, anunciando que em agosto a Aleac vai está em Sena Madureira.
Tribuna do Juruá – Adelcimar Carvalho