Durante a visita a Apadeq presenteou o 61º Bis com um conjunto de cadeiras e mesa produzido pelos internos
Na manhã desta quarta-feira(31), os internos da Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) participaram de uma palestra no 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º Bis), ministrada pelo Comandante do Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo, Tenente Coronel Guerra.
Durante a palestra foi apresentado aos internos as atividades desenvolvidas pelo Exército Brasileiro, abordando a história da instituição, a missão do batalhão, além de falar sobre as profissões existentes no Exército e as formas de ingresso.
Na ocasião o Comandante esclareceu dúvidas dos internos da Apadeq, que mostraram interesse em reingressar na vida em sociedade. Através de uma parceria firmada entre Apadeq e 61 Bis, rotineiramente são realizadas ações envolvendo as duas instituições. Depois de visita realizada na Apadeq, o comandante do Batalhão notou a necessidade de apresentar as dependências do quartel para os internos e ainda esclarecê-los sobre as atividades realizadas no local.
“ Eu sempre ressalto aqui, que nenhuma instituição é forte sozinha. Sabendo disso o 61 Bis tem buscado firmar parcerias com instituições de credibilidade na região de Cruzeiro do Sul, para poder uma instituição contribuir com a outra, e ainda esclarecer o que o Exército Brasileiro faz dos muros para dentro, as vezes sabemos o que o médico faz, o que o dentista faz, mas as vezes existe uma certa dúvida em saber o que o soldado faz durante o expediente dele dentro do quartel, então o objetivo também foi mostrar o que o 61 Bis faz e as missões desenvolvidas pelos nossos soldados”, relatou o comandante Tenente Coronel Guerra.
Após a palestra os internos realizaram a entrega de uma mesa para o Batalhão, confeccionada por eles. Segundo o comandante a mesa e as cadeiras serão colocadas no “Grêmio” do quartel, um local de interação entre os militares. Em seguida o caminhão do 61 Bis levou os internos pelas dependências do quartel, no intuito de conhecer de perto a instituição e os trabalhos desenvolvidos.
O presidente da Apadeq, Raimundo Felício, o Branco, explicou que a atividade é um momento de inclusão social dos internos, que vivem confinados durante o período de reabilitação.Ele abordou ainda a importância da parceria com o 61º Bis.
“ O nosso regime da Apadeq é um regime de internato, nossos pacientes vivem em um confinamento, em um processo de tratamento, trabalhando a cada dia uma etapa de sua reabilitação e inclusão social. O 61 bis não é apenas a malha protetora da sociedade, ele vai mais além , pensando na inclusão social. A sensibilidade do Comandante Guerra, jamais visto no comando ao longo desses anos.Jamais foi visto um comandante com tanta sensibilidade ao cunho social, voltado ao menos favorecidos, como o comandante Guerra”, mencionou.
Branco ainda agradeceu o apoio dado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, na pessoa do Secretário de Educação Ivo Galvão, que disponibilizou o transporte para que os internos pudessem participar da atividade.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery