O presidente da instituição avaliou como positivo o ano de 2013
Na ultima terça-feira (03) os internos da Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos – Apadeq – receberam atendimento de saúde oferecido pelas coordenações de DST’s e AIDS e Hepatites virais da Secretaria de Saúde Municipal.
O atendimento aconteceu durante todo o dia. 38 internos realizaram os testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV. Segundo a coordenadora do programa de DST´s, Sandra Abensuor, os trabalhos são disponibilizados para a Apadeq durante todo o ano, e este foi o último atendimento de 2013.
“Nós tivemos uma grande parceria com a Apadeq ao longo desse ano , e hoje estamos finalizando este atendimento tanto na Apadeq, como finalizando o mês de combate à Aids”, relatou a coordenadora.
Durante a solenidade os internos realizaram apresentações para a equipe de saúde e em seguida receberam um computador para a realização dos trabalhos desenvolvidos na ONG.
Além dos testes rápidos que acontecem de três em três meses, a Apadeq conta com uma psicóloga pronta para atender toda e qualquer demanda. A Drª Clésida Mara Saraiva sempre enfatiza o amor em trabalhar na instituição.
“Nós chegamos a este final do ano com grande êxito, atendendo dezenas de família. Esse trabalho não se resume apenas internamente ele também é preventivo, nós levamos para as escolas e para os públicos em geral. Capacitamos profissionais da saúde e da educação para junto conosco levar esses conhecimentos a outras pessoas. Nossos atendimentos dentro da Apadeq são individuais e grupal, educativo terapêutico, trabalhando temas variados. Com os co-dependentes nós levamos também esse trabalho para as famílias”, disse a psicóloga da Apadeq.
O trabalho realizado ao longo dos anos repercute positivamente na sociedade. Heleno de Freitas, atual presidente do sindicato das endemias passou pela Apadeq há 5 anos, e recebeu dentro da instituição amparo e força para seguir a vida de forma correta. Enquanto estava na Apadeq, Heleno aproveitou o tempo que tinha para estudar e passar no concurso das Endemias.
“A Apadeq é um exemplo de entidade em Cruzeiro do Sul, no sentido de recuperar vidas. Para mim é um prazer dizer que passei pela Apadeq, tive alguns problemas, como todos que passaram por aqui. E hoje estou aqui para dar meu depoimento e dizer que a Apadeq é um exemplo de órgão para quem quer se recuperar”, abordou o ex-interno.
Para o presidente da instituição, Raimundo Felicio, o Branco, ao longo de 2013 a Apadeq desenvolveu diversos ações que ajudaram a recuperar a vida de muitos jovens e adultos.
“A Apadeq desde o princípio de sua existência tem a parceria com a prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul, e agora com o prefeito Vagner Sales nós ficamos mais próximos da rede de saúde municipal. As famílias dos internos são trabalhadas de forma preventiva para que elas saibam lidar no pós internação dos seus entes queridos, ao mesmo tempo a Apadeq faz um trabalho de assistência social, tirando essa pessoa que está em um quadro de vulnerabilidade, que está a margem da sociedade cometendo seus delitos, devido o uso das drogas, e ainda de segurança pública, tirando o indivíduo da margem da sociedade, pois ele rouba para consumir a substância”, destacou o presidente.
A Apadeq atualmente atende além de Cruzeiro do Sul, os municípios vizinhos, e também internos vindos de outros estados.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery