O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está preparando uma programação contendo diversos cursos técnicos para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A oferta de vagas faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).
As instituições realizarão o curso de frentista destinado aos menores do Centro de Apoio à Semiliberdade, Egresso e Família (Casef). Serão 240 vagas que atenderão jovens carentes dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Feijó e Sena Madureira já na próxima quinzena de outubro.
Para a diretora do Casef, Cíntia Fontes, a parceria com o Senac proporcionou uma condição melhor aos jovens do centro. “Queremos que mais cursos sejam ofertados ao centro e que nossos jovens possam seguir em frente”, afirmou. O jovem R. P. L., de 16 anos, falou da oportunidade dada pela instituição. “Eu só tenho uma profissão. Nunca mais quero fazer coisas erradas. Daqui para frente, só quero estudar mais e viver minha vida de maneira correta”.
Outro curso bastante procurado é de eletricista predial de baixa tensão, com carga horária de 200 horas/aulas, e oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os socioeducandos aprendem as normas da eletricidade e o uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Tribuna do Juruá – Jorge Natal