Em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de hanseníase, deu início nesta semana à campanha ‘Janeiro Roxo: Conscientização e Combate a Hanseníase’. A campanha se estende até o dia 30, e pretender chamar a atenção das pessoas que apresentem qualquer um dos sintomas da doença, a procurarem as Unidades de Saúde de cada bairro e realizarem as avaliações e exames necessários, afim de detectar e tratar precocemente os novos casos. A determinação do prefeito Ilderlei Cordeiro é dar continuidade e intensificar as ações de prevenção, educação e controle da doença, já realizadas pela Secretaria de Saúde ao longo dos últimos anos.
Causada pela bacilo mycobacterium leprae, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica. É necessário ficar atento aos principais sintomas da doença, que são: aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.
A doença pode ser identificada através de um diagnóstico clínico realizado nos centros de saúde. Ao identificarem a doença, o paciente já inicia o tratamento adequado o mais rápido possível. Caso a pessoa demore a procurar as unidades, o avanço da doença pode comprometer os nervos e causar outras sequelas, se não tratada. Por isso, a importância de buscar sempre o auxílio médico para evitar a evolução da hanseníase.
Segundo o secretário de saúde municipal, Edir Clemente, esta é a primeira campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da prefeitura, em 2017.
“Os nossos profissionais estão capacitados para atender todo público. Todos os profissionais estão capacitados para dar um diagnóstico precoce e realizar o tratamento preciso. Essa é uma campanha nacional realizada em todo Brasil, e a prefeitura vem dando todo apoio e incentivo para ajudar nossa população. Em 2016 nós identificamos 10 casos em Cruzeiro do Sul, e todos receberam atendimento e orientações necessárias”, destacou.
O Dia Nacional de Combate à Hanseníase foi instituído pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença. A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina.
Assessoria