Depois de duas décadas de pesquisas e dedicação exclusiva ao estudo de espécies de répteis e anfíbios, o doutor em Zoologia e professor da Universidade Federal do Acre, Paulo Bernarde lançou a comunidade cruzeirense uma obra digna de elogios.
O livro intitulado “Anfíbios e Répteis: Introdução ao estudo da Herpetofauna Brasileira” trata-se de uma obra singular. Rico em fontes bibliográficas e figuras, este é o primeiro livro a reunir um vasto conhecimento científico sobre determinadas espécies que ocorrem no Brasil.
Dentre as espécies apresentadas no livro, uma certamente ganhou maior destaque: o kambô, é uma rã Amazônica (Philomedusa bicolor) cuja secreção é um antibiótico natural poderoso capaz de combater e eliminar distúrbios no ser humano, elevando o sistema imunológico, cogitando-se até sua eficiência no tratamento do câncer e até a AIDS.
“Há seis anos moro no Acre e desde então me dedico o estudo de anfíbios. A Serra do Divisor é conhecido por ter a maior biodiversidade do planeta, como por exemplo, o kambo, que apresenta peptídeos de interesse medicinais por isso e outros fatores se justiça o estudo ecológico desse e de outros animais”, disse Bernarde.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia