Uma jovem de 17 anos de idade e uma criança, com apenas dois anos, morreram eletrocutados na manhã desta quarta-feira (10), na comunidade Praia da Amizade, município de Rodrigues Alves. O garotinho Lucas Silva Freitas acompanhava a mãe e sua tia, que trabalhavam na irrigação de hortaliças, e, ao passar pelos cabos que ligam energia para uma bomba d´água, o menino segurou nos fios. Ao ver o filho grudado na rede de energia, Michele Fabrício da Silva, 24, tentou salvá-lo e também foi presa pela corrente elétrica. Valéria dos Santos Lima, 17, cunhada de Michele, segurou os dois e ainda conseguiu livrar a mulher da morte, mas a tia e o sobrinho não resistiram.
O agricultor Jailson dos Santos Lima, 43, pai de Valéria, disse que não estava em casa no momento do ocorrido. Mas ele contou que Valéria e sua cunhada estavam fazendo o trabalho de rotina nas hortas que são cultivadas pela família na Praia da Amizade, que foi construído através de um projeto do governo. Com a produção de hortaliças, a maioria dos produtores da comunidade consegue manter a família fornecendo verduras para o Programa de Aquisição de Alimentos do Governo do Estado.
As duas jovens faziam a primeira irrigação do dia, às 8 horas desta quarta-feira, e o menino que sempre as acompanhava, decidiu brincar com os cabos de energia e sofreu a descarga elétrica. Desesperada, a mãe segurou pelo braço do filho e tentou desprender a criança, mas não conseguiu e também ficou presa aos fios. Vendo a cunhada e o sobrinho em choque, a jovem de 17 anos correu para prestar socorro e foi a última a sofrer o impacto da descarga elétrica.
Lucas que foi o primeiro a segurar os fios, e Valéria, que recebeu a descarga final, não resistiram. O menino e sua tia morreram no local do incidente. Michele que está grávida de cinco meses e que ficou entre os dois, foi encaminhada à Maternidade de Cruzeiro do Sul, em estado grave.
O pai de Valéria acredita que a ligação de energia para a bomba d´água tenha sido feita de forma errada, por isso aconteceu o acidente. “Eu acho que ligaram negativo com positivo e ai ficou passando energia pelos dois cabos” – disse o horticultor Jaison Lima.
O gerente do escritório da Eletrobrás, em Cruzeiro do Sul, José Melo, esteve no local para apurar os fatos.
Tribuna do Juruá