Evento marcou o encerramento das atividades que tiveram início em 2009. Na ocasião, foram apresentados os resultados do trabalho desenvolvido pelo município para avançar na garantia dos direitos de cada jovem Manciolimense.
A Prefeitura de Mâncio Lima realizou, na última terça-feira (03), o 2º Fórum Comunitário Selo Unicef – Município Aprovado. O evento, atrelado ao Fundo das Nações Unidas para a Infância, foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Comissão Municipal Pró-Selo.
O Selo Unicef Município Aprovado é uma proposta que mobiliza pessoas para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes de um município. Gestores e a comunidade são convidados a observar, acompanhar e transformar a realidade em que vivem meninas e meninos. Conquistam o reconhecimento internacional aquelas cidades que mais conseguem avançar em um ciclo de quatro anos na melhoria da qualidade de vida de suas crianças. Em 2009, o município de Mâncio Lima assinou o Termo de Adesão ao Selo UNICEF – Edição 2009-2012. Durante esse período, diversas ações foram desenvolvidas.
O 2º Fórum Comunitário, que marcou o encerramento das atividades, foi realizado no no CEMUPE, e contou, ainda, com apresentações culturais (danças e coral) de alunos da Escola Municipal Pe. Edson, Artur Lebre, Luiz de Fontes e do Programa Rede da Cidadania. Esse foi o momento da comunidade conhecer e avaliar os resultados do trabalho desenvolvido pelo município para avançar na garantia dos direitos de cada jovem manciolimense.
Na ocasião, representantes de diferentes setores da comunidade (lideranças religiosas, sindicais, comunitárias, diretores de escolas, autoridades locais, entre muitos outros) foram informados sobre as principais atividades e resultados do Plano de Ação desenvolvido pela Comissão Municipal Pró-Selo. O plano foi traçado em 2010, quando aconteceu o 1º Fórum Comunitário, e a comunidade participou da discussão da situação da infância e adolescência no município e da elaboração de propostas para superar os principais desafios. Dentre as diversas atividades e resultados apresentados, destaque para a melhoria dos índices da saúde e educação do município, conquistados por meio de ações implementadas e promovidas pela Prefeitura nos últimos anos.
Como exemplo dessas ações, pode-se citar: a inauguração de nova unidades de saúde e de novas escolas; a construção de quadras ; a realização dos programas Saúde na Família, Saúde Bucal e Saúde na Escola; a promoção de conferências municipais; a criação dos Jogos Escolares; a implantação do Programa Rede da Cidadania; entre outras.
Presente no evento para avaliar o que o município já realizou em prol da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o mediador do Unicef, Professor Enoque, afirmou que Mâncio Lima está investindo, de fato, em políticas públicas e parabenizou toda a equipe pelo trabalho desenvolvido na cidade.
Foram avaliados os temas “Esporte e Cidadania” e “Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial”. O Plano de Ação Municipal também passou por avaliação. Em novembro deste ano será divulgado o resultado oficial, contendo a relação de todos os municípios que serão contemplados com a Certificação do Selo Unicef, o que representa um avanço significativo nos indicadores sociais da infância e adolescência do município.
“A adesão ao selo é mais um estímulo para que a administração municipal continue trabalhando para melhorar a qualidade de vida de cada menino e menina manciolimense”, afirmou o Prefeito Cleidson Rocha.
Assessoria – Zehilton Rodrigues