Apenas as motocicletas podem ser transportadas nas embarcações
Os atravessadores das pequenas balsas que trabalham realizando a travessia no rio Juruá, de veículos e pessoas, de Cruzeiro do Sul para Rodrigues Alves estão impedidos de transportarem carros. A determinação foi tomada pela Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul nesta semana.
Após um acidente que aconteceu no inicio da semana, quando um carro saia da pequena balsa e caiu no rio, a agência fluvial decidiu proibir o transporte de carros nas embarcações. A partir de agora apenas motos e pessoas podem ser transportadas.
“Ontem eu só fiz R$30,00 e hoje ainda não consegui fazer nem R$12,00 e já passa de meio dia. Tem que ser dada uma providencia para nós, o que não dá é para ficar assim. Precisamos trabalhar, e para isso é necessário a ajuda das nossas autoridades”, falou o atravessador José Rodrigues da Souza, que trabalha há mais de dez anos no local.
Segundo os irmãos Israel de Souza e Manoel de Souza, constantemente a balsa de maior porte apresenta problemas e precisa ficar parada, sendo necessário o serviço dos pequenos atravessadores.
“Tem vezes que ela passa dois dias paradas aí e quem socorre os motoristas somos nós, tem vezes que outros estão apressados e preferem vir com a gente”, disse Israel.
“Agora se a balsa grande quebrar os motoristas terão que fazer o retorno ou usar o percurso que é muito maior”, explicou Manoel.
Na segunda-feira (15) a câmara de vereadores de Rodrigues Alves realizará uma reunião com os representantes da Agência Fluvial em Cruzeiro do Sul em busca de uma solução para o problema.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery