A Marinha do Brasil, através da Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul, vai realizar, a partir do próximo mês, cursos para habilitar os condutores de embarcações. Para participar, o candidato precisa ter cursado no mínimo até a quarta série do Ensino Fundamental e ser maior de idade. A seleção será feita em duas etapas. A primeira é uma prova escrita eliminatória de português e matemática. A segunda é um teste de natação para avaliar o condicionamento físico. Só participa desta etapa quem tiver sido aprovado na fase anterior.
O curso de formação de aquaviários, que terá duração de uma semana, será ministrado no auditório da agência, que está localizada no “Porto do Governo”, no bairro Remanso. “Teremos em torno de cinco cursos. Serão contemplados os barqueiros dos cinco municípios da região, além de Ipixuna e Guajará (AM)”, declarou o comandante da Agência da Marinha, Capitão-Tenente Claudenilson dos Santos Viana, lembrando que todo condutor deve possuir a habilitação.
Com apenas oito meses instalada no município, a Agência Fluvial realiza trabalhos de conscientização dos condutores de barcos. Segundo Viana, as irregularidades mais constantes são as ausências de coletes salva-vidas e extintores de incêndios. “Fazemos inspeções diariamente. Constatamos que existe um grande desconhecimento das regras marítimas, o que nos fez optar, pelo menos nesses primeiros anos, por um trabalho de conscientização”, disse ele.
O curso de formação habilita os aprovados a trabalharem nas embarcações regionais de maneira profissional. Toda embarcação precisa ter um registro na Marinha. Já o profissional habilitado receberá uma carteira, além do diploma da instituição. “É uma profissão que está aumentando cada vez mais e, à proporção que a região se desenvolve, novas oportunidades para quem está apto surgirão”, frisou o comandante.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal