Durante a reunião o proprietário das empresas de ônibus anunciou que retirará a linha para Ufac e Ifac
A reivindicação dos acadêmicos da Universidade Federal do Acre, do Campus Floresta em Cruzeiro do Sul é antiga. Os estudantes reclamam da falta de horários regulares para circulação dos coletivos e ainda da superlotação nos horários de pico. Neste ano o problema se estende também para os alunos do Ifac, que mudaram às instalações para mesma região da Ufac. Com base nessa problemática foi realizada uma reunião na Câmara de Vereadores para debater sobre o assunto.
“A principal dificuldade que encontramos hoje é chegar na universidade, um dos nossos principais problemas é o acesso até as instituições de ensino. Nós nos reunimos, para que possamos sair daqui com algo definido”, falou o aluno José Francisco Nunes, acadêmico da Ufac
Participaram da reunião os vereadores e oposição e situação, representante da empresa de ônibus, representante da vans e ainda taxistas. Durante a reunião o proprietário da empresa que realiza o transporte para Universidade, Ademar Colombo, anunciou que retirará o transporte do local por não obter resultados positivos.
“Está sendo inviável para nós. Nós puxamos alunos à R$1,25 a passagem, e também é pouco, a distância é longa, a manutenção, o preço do combustível, e não tem incentivo de nada e fica inviável”, declarou.
No Ifac os problemas se estendem além do transporte para alimentação. Como trata-se de alunos do ensino médio, através da modalidade técnico, a lei estabelece que alimentação e transporte sejam gratuitos.
“Nós não temos nenhum benefícios desses, e nós como alunos do ensino médio temos direito, mas não sabemos que é o responsável. Como é uma instituição federal não sabemos se é o governo federal o responsável, se vem do estado recursos ou municipal. Alguns alunos já chegaram até a desistir por não ter dinheiro para pagar a alimentação”, explicou o estudante Erisson Diniz, do ensino técnico do Ifac.
O presidente da câmara de vereadores, Romário Tavares, garantiu que junto aos outros parlamentares buscaram uma possível solução pra os problemas apresentados pela classe estudantil.
“Essa é uma situação delicada, o transporte público no município de Cruzeiro do Sul. Hoje nós recebemos aqui os estudantes, os representantes do transporte, e partir dessa reunião nós vamos levar ao conhecimento do prefeito, e é claro que depois ao governo do estado, mas agora precisamos resolver isso de uma forma mais enérgica, mas garanto que o parlamento fará sua parte”, disse o presidente da câmara Romário Tavares.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery