Mais de trinta balanças foram apreendidas nos mercados do peixe e da carne em Cruzeiro do Sul, na manhã de quinta-feira (12). A determinação partiu do Ministério Publico após denúncias de consumidores que estavam se sentindo lesados.
Os mandados de apreensão foram embasados na Lei Municipal 496 de maio de 2009, que determina a obrigatoriedade da utilização de balanças eletrônicas em estabelecimentos comerciais privados ou públicos de Cruzeiro do Sul.
A operação denominada “cem gramas” foi coordenada pela Polícia Civil, com o apoio da Policia Militar. As balanças aprendidas passarão por pericia, caso seja identificada alguma irregularidade, o proprietário responderá criminalmente.
De acordo com o promotor, Rodrigo Fontoura de Carvalho, os comerciantes já tinham sido avisados sobre a troca das balanças manuais por balanças eletrônicas desde outubro do ano passado, como não cumpriram a determinação da justiça, as balanças foram apreendidas e a partir de agora, eles só poderão vender o pescado ou a carne, com o uso de balanças eletrônicas.
Ainda segundo o promotor, várias pessoas procuram o Ministério Publico para denunciar que estavam sendo enganadas na hora de comprar peixe ou carne. Em outras operações que resultou também na apreensão de balanças, foi constatado que a maioria tinha um imã embaixo da balança para facilitar as fraudes.
O Ministério Público vem cobrando também mais higiene por parte das administrações dos mercados.
www.tribunadojurua.com – Francisco Rocha