Um grupo de moradores da Travessa Major Assis de Vasconcelos, que fica entre as ruas Rio de Janeiro e Espírito Santos, no bairro 25 de Agosto, estão revoltados tanto com a prefeitura como o governo estadual. Eles ameaçam fechar as duas vias caso o poder público não faça uma intervenção no local.
Lama, lixo, ratos, iluminação pública precária, rede de esgoto a céu abeto, falta da rede de água e muita indignação dos moradores. Todos estes problemas estão num pequeno trecho de um pouco mais 100 metros. O beneficiamento da travessa estava no cronograma de obras da prefeitura em 2012, mas não houve nenhuma intervenção no local.
A principal reivindicação dos moradores é a falta d´água. “Aqui as crianças estão com verminoses porque a única água que tem é a das cacimbas”, desabafou o comerciante Antonio Felício da Silva, um dos líderes do protesto. A situação mais complicada talvez seja da dona de casa Maria da Graças Santos Moura, cuja mãe, uma senhora de 88 anos, sai de casa nos braços em dia de chuva.
O gerente do Departamento de Saneamento e Pavimentação (Depasa), Gelmires Lima, diz que só pode instalar a rede de distribuição de água após ter sido feitos os serviços de infraestrutura. O coordenador do programas Ruas do Povo, Gontran Neto, assegurou que todos os serviços serão feitos. “Incluímos todas as vias do bairro 25 de Agosto para serem beneficiadas ainda neste verão”, prometeu ele.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal