O presidente da Associação de Agricultores do Ramal 07, do Projeto de Assentamento Santa Luzia, afirma que mais de 40 famílias vivem hoje praticamente isoladas, pois a estrada de acesso não passou por recuperação durante o período de verão e, com as chuvas, se formaram atoleiros que inviabilizam a passagem de veículos. Manoel dos Anjos relata que hoje muitos produtos se estragam, por falta de transporte para o escoamento até a cidade.
A falta de acesso no Ramal 07 tem feito os agricultores contabilizarem muitos prejuízos nos últimos meses. Frutas e verduras, legumes e outros produtos apodrecem nos roçados e eles não tem condições de colher para levar ao mercado.
Atualmente o único meio de transporte no ramal é a carroça de boi, utilizada pela população para levar os produtos não perecíveis até a BR 364 onde eles pegam um caminhão. São 18 quilômetros de estrada e quem mora nos últimos lotes tem que enfrentar diversos trechos de atoleiros para chegar a BR.
“A situação é difícil, principalmente porque no verão não fizeram a recuperação do ramal e, assim que chegou o inverno, a estrada ficou sem possibilitar o trafego”- afirma o morador.
Manoel dos Anjos pede em nome da comunidade o apoio do governo e da prefeitura. “Necessitamos muito e peço que nos ajudem. Entendemos que não é fácil trabalhar em ramal no inverno, mas tenho certeza que quando faz quatro ou cinco dias de sol, dá pra tirar pelo menos os atoleiros. Isso facilitaria a nossa vida” – disse a liderança rural.
Tribuna do Juruá