Nos dias chuva é quase impossível a chegada de carro à comunidade do Igarapé da Onça. Na estrada de acesso apenas uma ladeira fica intrafegável e os moradores têm que encarrar, além de buracos, muita lama para sair de casa em direção à cidade. A população reclama da falta de atenção por parte da Prefeitura que já foi acionada, mas até agora ainda não compareceu para resolver o problema.
A comunidade do Igarapé da Onça fica bem próximo a zona urbana de Cruzeiro do Sul. Desviando um pouco da estrada do Bairro Boca da Alemanha, a menos de dez minutos de carro, se avista as primeiras moradias. Isso se for em um dia de sol que, mesmo com muitos buracos, é possível chegar com certa facilidade. No entanto, se for em um dia de chuva, é preciso muita luta para conseguir subir a ladeira que já se tornou um pesadelo para os moradores.
A estudante Maria Antônia Ferreira sabe muito bem o que é sofrimento para ir todos os dais à escola. Há duas semanas ela voltava para casa, de mais um dia de aula, mas ao invés de chegar ao encontro da família, teve que ser socorrida e encaminhada ao Pronto Socorro. Engolida pelo lamaçal, ela tombou com sua motocicleta e sofreu fratura na perna direita.
“Até hoje estou caminhado com moleta, sem ter como continuar meus estudos. E agora é que está pior, pois preciso ir frequentemente para fazer acompanhamento de saúde e muitas vezes não consigo sair para a cidade” – lamenta.
Com a finalidade de resolver o problema, os moradores já procuraram os representantes da Prefeitura. Na manhã desta segunda-feira (17), o secretário municipal de obras, Joel Queiroz, afirmou que a Secretaria já tem conhecimento da situação. No entanto, alegou que teria firmado um acordo com a população para solucionar primeiro o problema do abastecimento de água, para depois providenciar a recuperação da estrada.
Tribuna do Juruá – Djalcimar Rogério