Em Cruzeiro do Sul, o Movimento das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (MORHAM) foi fundado em 24 de novembro de 1985, há 31 anos, tendo como principais responsáveis pela criação, Francisco Augusto Munes, o “Bacurau” e o ex-vereador Celso Lima Verde, ambos já falecidos. Na manhã desta quinta-feira, 24, a coordenação local do Morham realizou uma grande festividade alusivas a data em sua sede social localizada no bairro do Telégrafo e contou participação de várias autoridades, entre elas, a presidente do Morham Nacional, Lucimar Batista.
“Esses 31 anos foram de muitas lutas, mas, também de muitas conquistas e isso podemos comemorar”, disse Elson Diaz, vice coordenador estadual do Morham.
Seu Manoel Dias, presidente do Morham em Cruzeiro do Sul, saldou os presentes e agradeceu a participação de todos na festividade.
“Para nós é uma honra, motivo de muita alegria poder falar do nome do Celso Lima Verde, uma pessoa que tanto contribuiu e se esforçou para criar o Morham em Cruzeiro do Sul, juntamente com o Bacural. Na época o preconceito era tanto que, não éramos enxergados pela sociedade, devido à doença. O Celso conseguiu mudar essa realidade”, disse.
Para Lucimara Batista, presidente nacional do Morham, o principal desafio enfrentado ainda pelas pessoas acometidas pela doença em todo mundo, ainda é o preconceito.
“Precisamos combater o preconceito e a discriminação, porque infelizmente esse ainda é o grande mal da doença”, comentou.
Segundo Batista, a falta de informação das pessoas gera preconceito.
“Nós, seres humanos, temos tendências a ter medo daquilo que não conhecemos e, a partir do momento em que somos esclarecidos sobre prevenção e tratamento da doença, essas informações seguramente dificultam a formação de conceitos negativos”, ressaltou.
O Brasil hoje é o segundo país do mundo em casos de pessoas afetadas pela hanseníase, só ficando atrás da Índia no continente asiático. Na maioria das vezes, a incidência da doença está ligada diretamente a falta de condições mínimas de higiene, por exemplo, saneamento básico.
Na noite desta sexta-feira, 25, as festividades em comemoração aos 31 anos de fundação do Movimento das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase serão encerradas com a realização de uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul.
Tribuna do Juruá